Home Campeões Editor Fotos Editor Dados

Regulamento
Home Regulamento Complementar Senha Wi-Fi Resultados Brindes Sorteio Cadastro Pilotos Pilotos Filiados Filiações Organizadores Pilotos Clubes Fazer Inscrição Pilotos Inscritos para Consultar Categoria Ordem Largada Horário Largada Tempos Passagem Resultado Parcial Inscritos Descarte

 counter free
Visitas ao Site






CALENDÁRIO COPA INTERCLUBES DE ENDURO F.I.M.

Data

Evento Local Responsável
Nenhum registro retornado.

ATENÇÃO
LEIA O REGULAMENTO ATÉ O FINAL PARA DEPOIS FAZER SUA INSCRIÇÃO

Regulamento COPA INTERCLUBES DE ENDURO para 2024

        CATEGORIAS:

CATEGORIA Regulamento

Troféus

E1-ESPECIAL 250CC Motos: Importadas até 250cc 4T e 150cc 2T. Idade do Piloto: Livre.

10

E2-PRO Motos: Livre. Idade do Piloto: Livre.

10

E35A-OVER 35 ESPECIAL Motos: Importadas - Todas. Idade: com 35 anos ou mais completos até 31/12 do ano corrente.

10

E35B-OVER 35 NACIONAL Motos: Nacionais - Todas. Idade: com 35 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente.

10

E3-NACIONAL FORÇA LIVRE Motos: Nacionais Todas, inclusive a MXF 270 e KR 250.Idade do Piloto: Livre.

10

E40A-OVER 40 ESPECIAL Motos: Especiais. Idade: com 40 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente.

5

E40B-OVER 40 NACIONAL Motos: Nacionais. Idade: com 40 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente.

5

E45A-OVER 45 ESPECIAL Motos: Especiais. Idade: com 45 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente.

5

E45B-OVER 45 NACIONAL Motos: Nacionais. Idade: com 45 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente.

5

E4-NACIONAL 250 Motos: Nacionais de 250cc, sendo elas XLX 250, XR 250, XTZ 250, CRF 250F, KR 250. Idade: Livre.

10

E50A-OVER 50 ESPECIAL Motos: Especiais. Idade: com 50 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente.

5

E50B-OVER 50 NACIONAL Motos: Nacionais. Idade: com 50 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente.

5

E5-NACIONAL 230 Motos: CRF 230 e TTR 230. Idade do Piloto: Livre.

10

E6-NACIONAL LIGHT Motos: Nacional até 222cc 4T e 180cc 2T. Idade do Piloto: Livre.

10

    • Os 3 primeiros colocados no campeonato 2023 da categoria FORÇA NACIONAL, não poderão andar na categoria E4 - NACIONAL 250 no ano de 2024, são eles:

      • JUNINHO VEIGA

      • JEAN CARLOS FERREIRA

      • WELITON VENERI

    • Os 3 primeiros colocados no campeonato 2023 da categoria 230 ELITE e primeiro colocado no campeonato 2023 da categoria 230 LIGTH, não poderão andar na categoria E5 - NACIONAL 230 no ano de 2024, são eles:

      • BRYAN DELABENETA

      • CLEITON MEDEIROS DE OLIVEIRA

      • CARLOS FRANCISCO MARTIM

      • MARCOS VINÍCIUS CONHAQUE

    • Os 20 primeiros da classificação Geral dos campeonatos citados no item 7-1 em 2023, não poderão andar nas categorias E4, E5 e E6;

  • Na Categoria E5 - NACIONAL 230, poderão particiapar motos CRF 230 e TTR 230, para a Copa Interclubes de Enduro F.I.M. as modificações e/ou adaptações de curso inferior aos originais não alteram a classificação da moto, apenas quando for superior :

    • Exemplo 1: CRF 230 com motor modificado internamente e/ou com motor nacional de menor cilindrada, pode andar na mesma categoria das CRF 230 originais. E5 - NACIONAL 230;

    • Exemplo 2: CRF 230 com motor nacional de maior cilindrada, não poderá andar na categoria E5 - NACIONAL 230 e sim em outra categoria equivalente ao motor;

    • Exemplo 3: CRF 230 com motor importado, deverá andar nas categorias das motos importada;

    • Exemplo 4: CRF 250R com motor de 230, deverá andar nas  categorias de motos especiais;

  1. LOCAL:
    1. O local onde irá acontecer as provas deverá ser obrigatoriamente propriedade de uso exclusivamente particular sem interferência de vias públicas e com infra-estrutura adequada para acomodar todos os pilotos e demais publico presente;
    2. Os organizadores deverão providenciar uma ambulância para atender os pilotos no caso de acidente;
    3. O Trajeto deverá ser bastante técnico e de baixa velocidade para evitar acidentes com gravidade, recomendamos velocidade média máxima de 38 Km/h e tempo mínimo por volta de 12 minutos para os ponteiros;
    4. O percurso do trajeto deverá ser de no mínimo 6 km e no máximo 12 km, uma única especial;
    5. Após a demarcação do trajeto será expressamente proibida a circulação (Treino) por piloto que irá participar da etapa, caso isso ocorrer, o mesmo será desclassificado da etapa;
    6. Haverá café da manhã livre a partir da 07:00 horas.
    7. Toda e qualquer ação civil ou criminal, que porventura vier a ocorrer, envolvendo Pilotos ou terceiros decorrente da execução da etapa, será  de total responsabilidade do Clube Organizador da mesma. A comissão organizadora da Copa Interclubes fica totalmente isente a tais ocorrências;
  2. MOTOS CONSIDERADAS NACIONAIS PARA PARTICIPAR DA COPA INTERCLUBES
    1. HONDA: CRF 150F; CRF 230; CRF 250F; XR 200; NX 200; NXR 250 TORNADO; CG 125; BROS; XL 250; XL 125; XLX 250; XLX 350; SAARA; TWISTER;
    2. YAMAHA: TTR 230;TTR 125; DT 180; DT 200; XTZ; LANDER 250;
    3. MXF: 270
    4. KINGER:KR: 250
    • Todas as demais não listadas no Item 2, serão consideradas Importadas;
  3. LOCUÇÃO
    1. Deverá ser o mais profissional possível, respeitar com palavras sem ofender Pilotos, organizadores e nem o público presente;
    2. Divulgar todos os pilotos com os dados da inscrição, (Número, Nome, Moto, Categoria e Patrocinadores), não apenas alguns, em pelo menos em uma das duas primeiras voltas;
  4. PREMIAÇÃO
    1. Serão premiados conforme descrito nas categorias;
    2. Critério para desempate: vence quem tiver: ...a) Maior soma de pontos de todas as etapas, sem considerar os descartes; b) Mais 1 Lugar; c) Mais 2 Lugar; d) Mais 3 Lugar; e) Mais 4 Lugar e assim sucessivamente até o décimo, permanecendo o empate, a vantagem será do Piloto mais velho, permanecendo ainda empatados, o desempate será por  Sorteio.
    3. O piloto que se beneficiar da prova, por ter treinado após a definição do trajeto, ou cortar caminho durante a prova, será desclassificado para a etapa;
    4. Deverá ser clara e objetiva, sem comentários desnecessários;
    5. Recomendamos que o piloto quando for receber seu prêmio (Troféu) esteja com camisa e sem bebida nas mãos;
  5. INSCRIÇÕES
    1. No relatório de Pilotos Inscritos, serão listados apenas as Inscrições já confirmadas/pagas;
    2. As Inscrições serão abertas 15  dias antes da realização da etapa;
    3. Será permitido apenas uma inscrição por piloto;
    4. Limite máximo de pilotos por etapa será 200, a preferência será dos pilotos com Ranking, independente da ordem de inscrição, as inscrições feitas  após a data limite, largarão no final, sem exceções.
    5. O Piloto inscrito terá direito a participar da Etapa;
    6. As Inscrições serão feitas pela Internet  e se encerrará às 20:00 hs da última sexta-feira que antecede a etapa;
    7. A Numeração das Motos serão única, por ordem de largada, iniciando com o numero 001;
    8. A cada volta completada, os tempos serão exibidos automaticamente uma TV ou Monitor específico, alternando entre as categorias a cada 10 segundos. (A critério dos organizadores).
    9. Caso seja necessário fazer manutenção de sua moto, ou reabastecimento, o mesmo deverá ser realizado dentro do parque fechado, (podendo ser liberado a critério do Diretor de Prova). Em hipótese alguma o piloto poderá trocar de moto depois de iniciar a prova, podendo apenas substituir partes do equipamento, menos: Motor; Chassi: Suspensão. O piloto poderá utilizar peças inclusive de outro participantes. O prazo para contestação de irregularidades cometidas com base neste regulamento deverá ser apresentada  ao diretor de prova em até no máximo 30 minutos  apos o termino da competição. A identidade do denunciante será mantida em segrego absoluto, caso confirmada a irregularidade reclamada, a punição será aplicada a partir do momento da decisão decretada pelo diretor de prova ou comissão organizadora e terá seu efeito imediato, portanto, não  retroativo.
      • O piloto punido será desclassificado da Prova/Etapa, em ambas as classificações, Categorias e Geral. (OBS: não poderá usar essa etapa nem para descarte, Somente servirá para formação do Ranking de Largada);
    10. Todo piloto terá que assinar  obrigatoriamente Termo de Responsabilidade e compromisso antes do início da competição;
  6. LARGADA (ORDEM DE LARGADA)
    1. Horário de Largada: 08:30 hs;
    2.  Intervalo: com até 120 pilotos inscritos o intervalo será de 20 segundos entre pilotos ( três por minuto), e com mais de 120 pilotos inscritos o intervalo será  será de 15 segundos entre pilotos, ou seja 4 por minuto;
    3. A 1ª Volta será de Reconhecimento, será por seqüência de numero,
    4. Na primeira etapa do campeonato a Ordem de largada será com base no Ranking do ano anterior, por ordem de prioridade descrito no Item 7 -(RANKING considerado para formação da Ordem de Largada (Classificação Geral), obtido pela pontuação do campeonato em todas as etapas; a partir da 2º etapa o ranking se reinicia na etapa anterior. Na 1ª Etapa todos os pilotos sem histórico serão alocados na ordem de largada com base na data de pagamento da inscrição, após os rankiados;
    5. A partir da 2ª Etapa:
    6. Pilotos Sediadores sem histórico, serão alocados entre os outros com base no ranking anterior;
    7. Pilotos com descarte e sem histórico, serão alocados entre os outros com base no ranking anterior;
    8. Pilotos sem histórico, que não se enquadrarem nos itens, acima, largarão no final, após os pilotos com ranking, por ordem de data de pagamento da Inscrição.
    9. 1ª  Volta de Reconhecimento.
    10. O Piloto que não fizer a volta de reconhecimento, ou largar fora do seu horário preestabelecido levará uma penalidade de 00:02:00 (Dois minutos) que será acrescido ao seu tempo toral;
    11. 2ª Volta - Inicio da Prova pela ordem de largada pré definida;
    12. Até 140 pilotos inscritos serão realizadas 1 + 5 voltas, acima de 140 pilotos inscritos serão 1 + 4 voltas, podendo ser menos voltas dependendo das condições do trajeto. (esta decisão fica a critério dos  organizadores da Etapa).
    13. A Ordem de largada será gerada até as 22:00 hs da última sexta-feira que antecede a prova, com base nos Ranking  Item 7-1, apenas com os pilotos confirmados (Pago) antecipadamente, os demais serão ordenados por ordem de pagamento da inscrição.
    14. É de inteira responsabilidade do Piloto certificar-se após a passagem na fotocélula da chegada, se  a equipe de cronometragem captou sua passagem, para facilitar a marcação o Piloto deverá gritar o seu número na chegada. O piloto que passar na linha de chegada, com o número encoberto de barro ou lama, impossibilitando a visibilidade e não parar e conferir com a equipe de marcação, poderá ter sua volta anulada.
    15. O Diretor de prova tem autonomia para postergar a Largada de qualquer volta, caso não tiver certeza de que o trajeto esteja liberado e seguro para os pilotos.
  7. RANKING considerado para formação da Ordem de Largada (Classificação Geral) , por ordem de prioridade

    Para o Piloto obter esse benefício, deverá, com antecedência mínima de 24 horas enviar para o responsável pela cronometragem o Relatório da Classificação Geral do campeonato ao qual se enquadra em arquivo oficial completo e no formato PDF, não será aceito Fotos ou Print, ou outra forma de comprovação, também não terá validade a classificação por categoria.

    1. Campeonatos Mundiais de Enduro F.I.M.; Campeonato Brasileiro de Enduro F.I.M.; Campeonato Catarinense de Enduro F.I.M.; Copa Interclubes de Enduro F.I.M.; Copa Alto Vale de Enduro F.I.M.;

    § Na Ordem de Largada será considerado sempre o melhor ranking do Piloto, na prioridade do Item 7,1;
    § Quando dois ou mais pilotos forem possuidor do mesmo ranking em cada Campeonato, a preferência sempre será conforme a prioridade do item 7-1 acima;
    § Parágrafo único: pilotos de renome no  ranking Estadual, Nacional e Mundial, por questão de segurança deverão largar com base no Ranking geral do campeonato a qual o mesmo tenha participado;
    § pilotos sem histórico e com ranking nas Copas: Brasileiro, Catarinense, Interclubes, e Alto Vale, deverão largar com base no ranking da sua ultima copa.
    § Quando 2 Pilotos forem  utilizar a mesma moto, serão alocados fora do ranking, afim de disponibilizar tempo suficiente para os dois fazerem a volta.
    § Quando pai ou responsável por piloto menor de idade, também será alocado fora do ranking afim de poder supervisionar o piloto menor.
    § Serão deixados disponíveis 3 números, entre o numeral 10 e o 40, que poderão serem utilizados único e exclusivamente para pilotos do Campeonato Brasileiro de Enduro F.I.M. e do Campeonato Catarinense de Enduro F.I.M. caso resolverem a participar da etapa após a emissão da Ordem de Largada Oficial da Prova.

  8. SEDIADORES DAS ETAPAS:
    1. A primeira etapa do campeonato, deverá ser alternada, para que todos os sediadores possam se assim desejarem efetuarem a abertura do campeonato a cada ano;
    2. É vedada a participação de pilotos que fazem parte do Clube Organizador andar na Etapa, portanto todos, se assim desejarem, receberão os pontos desta etapa como Piloto Organizador, ou seja, a maior pontuação auferida de todas as outras etapas que participar;
    3. Os Pilotos organizadores das 3 primeiras etapas deverão fazer seus respectivos cadastro como Organizador no link específico no Site Oficial antes da realização da sua etapa e os demais antes da terceira etapa do campeonato do ano em questão.
    4. Pilotos que farão parte da equipe para pontuar pelo seu Clube, deverá obrigatoriamente fazer parte do respectivo clube e efetuar seu cadastro no link específico no Site Oficial antes da realização da terceira etapa do campeonato do ano em questão.
  9. CANCELAMENTO DE VOLTAS:
    1. No caso da necessidade de cancelamento de alguma volta, isso será decisão da organização e levado ao conhecimento dos pilotos 1 voltas antes da volta a ser cancelada;
    2. Poderá também ser cancelado alguma volta já executada, por motivos técnicos ou de força maior a critério do Diretor de Prova.
    3. Não será requisito para cancelamento de alguma volta caso haja obstrução de trafego por outros pilotos no percurso cronometrado durante a prova.
    4. Voltas poderão serem canceladas quando pelo menos 50% +1 dos pilotos não conseguirem percorrer o trajeto devido à más condições do percurso.
    5. Quando ocorrer desvio de rota provocado por rompimento de sinalização e que o fato induza algum piloto a cometer erro de percurso involuntariamente, o diretor de prova poderá solicitar o cancelamento da volta em que o fato ocorreu.
  10. PENALIDADES:

    O Diretor de Prova a seu critério, poderá desclassificar o piloto que cometer qualquer infração, ou seja, descumprir o regulamento, este poderá ser desclassificado da prova ou até do campeonato,  Exceto quando o piloto for induzido ao erro por terceiros ou pela equipe organizadora, neste caso a infração será analisada pela direção de prova;

    São Motivos para desclassificação:

    1.  Pilotar fora do caminho definido ou em sentido contrário.
    2. Cortar caminho (com comprovação).
    3. Em caso de reincidência em cortar caminho será banido da copa por um ano.
    4. Não observar as leis de trânsito.
    5. Não passar num controle de percurso.
    6. Treinar no circuito;
    7. Praticar testes sobre o percurso dos testes especiais.
    8. A nacionalidade e ou cilindrada da moto ser diferente da indicada no regulamento da respectiva categoria.
    9. Não ter preenchido e assinado a ficha de inscrição
    10. Todo piloto será obrigado a fazer todas as voltas definidas para a Etapa, independente de serem canceladas ou não, o piloto que não completar uma volta cancelada, levará uma penalidade de forfet, que será acrescentado ao seu tempo total;
    11. Em hipótese alguma será remanejado horário de largada por motivo de atraso do piloto, ou qualquer outro.
    12. O piloto que não largar em seu horário predeterminado, o sistema atribuirá a ele o horário limite de largada daquela volta, ou seja, no final dos 20 ou 15 segundos.
    13. o Piloto que não fizer a volta de reconhecimento, ou largar atrasado, levará uma penalidade de 2 minutos, que será acrescentada no seu tempo total.
    14.  O Júri da Copa: O Júri da Copa em primeira instância será formado por 2 representantes legais da equipe organizadora e pelos diretores da Copa Interclubes de Enduro F.I.M. terá total poder para a qualquer momento corrigir erros referentes a prova e total poder para decidir sobre assuntos que fogem do regulamento. E a segunda instância será formada por um organizador de cada etapa;
  11. SEGURANÇA:  
    1. Para a prática do Motociclismo OFF ROAD na modalidade de Enduro FIM, todo piloto que participar da Prova/Etapa, é obrigatório utilização de equipamentos de segurança específico, tais como: Botas OFF ROAD, Capacete, Colete, Joelheiras, Cotoveleiras, Luvas, Etc. Sendo que Botas e Capacete é de uso obrigatório;
  12. FILIAÇÃO NA COPA INTERCLUBES:  
    1. A partir de 01/01/2024, todo piloto que tiver interesse em participar do campeonato, deverá fazer obrigatoriamente sua Filiação à Copa Interclubes de Enduro F.I.M. Clique Aqui para Filiar-se, (É necessário possuir cadastro no site);
    2. Excepcionalmente e apenas neste ano de 2024, a filiação poderá ocorrer até 48 horas antes da realização da 3ª Etapa, neste caso o piloto somará a pontuação das etapas anteriores as quais tenha participado.
    3. Até a 2ª Etapa os relatórios de Classificação Geral e Por Categorias serão gerados com todos o Pilotos, Filiados e não Filiados, a partir da 3ª, somente com os Pilotos já Filiados;
    4. O Piloto que efetuar sua Filiação após a 3ª Etapa, não receberá os pontos conquistados nas etapas anteriores à sua Filiação, nem mesmo poderá usá-las para descartes;
  13. CLASSIFICAÇÃO GERAL DA COMPETIÇÃO:

    Para pontuação na classificação Geral e por categorias no Campeonato, o piloto deverá ser "Filiado" junto a Copa Interclubes;

    O campeonato será realizado em varias etapas (pelo menos 6 quando possível), a serem definidas, datas e locais;

    Será obrigatório o descarte de 1 ou 2 (uma ou duas) etapas que marcar menos pontos,(Os 2 piores resultados do campeonato), isso vale apenas para a classificação por categorias, já na classificação Geral não haverá descarte;

    • Caso o campeonato for concluído com menos de 7 etapas, terá apenas 1 (um) descarte na pontuação. (sempre o(s) pior(es) resultado(s) entre todas a etapas).

    Na última Etapa serão premiados com Troféus também os primeiros de cada categoria do ano (Geral e Categorias do Campeonato);

    Os pilotos que sediarem as etapas, terão sua pontuação igual à melhor etapa realizada no campeonato;

    Pilotos que não tiver seu tempo cronometrado por problemas técnicos, poderão optar por;

    1. receber pontuação dessa etapa equivalente à sua  melhor colocação das outras etapas no campeonato;

    É obrigação de todo piloto prestar socorro em caso de acidente grave: neste caso desde que comprovada a ação, o piloto receberá naquela volta o tempo médio apurado nas demais voltas;

    O Piloto que não participar de uma determinada etapa, poderá solicitar o descarte  antes da etapa, pagando o valor da taxa de descarte;

    A Inscrição será única e exclusivamente válida apenas para a  categoria a qual o piloto irá participar, caso o mesmo piloto esteja participando em outras categorias dentro do campeonato e desejar optar pelo descarte, a mesma deverá ser feita como descarte;

    1. Na classificação por categoria pontua os primeiros 20 colocados, com a seguinte pontuação: 1º 25 Pontos; 2º 22 Pontos; 3º 20 Pontos; 4º 18 Pontos; 5º 16 Pontos; 6º 15 Pontos; 7º 14 Pontos; 8º 13 Pontos; 9º 12 Pontos; 10º 11 Pontos; 11º 10 Pontos; 12º 9 Pontos; 13º 8 Pontos; 14º 7 Pontos; 15º 6 Pontos; 16 º 5 Pontos; 17º 4 Pontos; 18º 3 Pontos, 19º 2 e 20º 1 Ponto;

    2.  

    3. Na Classificação Geral pontua todos os 200 Pilotos, com a seguinte pontuação,.

  1.  

Parágrafo Único - Os casos omissos neste regulamento, serão analisados e decididos pela comissão organizadora.

OBS: Evento sem fins lucrativos.

Envie mensagem a milkveio@gmail.com com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 26 setembro, 2024