Visitas ao Site
| |
CALENDÁRIO COPA INTERCLUBES DE ENDURO
F.I.M. |
Data |
Evento |
Local |
Responsável |
Nenhum registro retornado. |
ATENÇÃO
LEIA O REGULAMENTO ATÉ O FINAL PARA DEPOIS
FAZER SUA INSCRIÇÃO
Regulamento COPA INTERCLUBES DE ENDURO
para 2024
CATEGORIAS:
CATEGORIA |
Regulamento |
Troféus |
E1-ESPECIAL 250CC |
Motos: Importadas até 250cc 4T e 150cc 2T. Idade do Piloto: Livre. |
10 |
E2-PRO |
Motos: Livre. Idade do Piloto: Livre. |
10 |
E35A-OVER 35 ESPECIAL |
Motos: Importadas - Todas. Idade: com 35 anos ou mais completos até 31/12 do ano corrente. |
10 |
E35B-OVER 35 NACIONAL |
Motos: Nacionais - Todas. Idade: com 35 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente. |
10 |
E3-NACIONAL FORÇA LIVRE |
Motos: Nacionais Todas, inclusive a MXF 270 e KR 250.Idade do Piloto: Livre. |
10 |
E40A-OVER 40 ESPECIAL |
Motos: Especiais. Idade: com 40 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente. |
5 |
E40B-OVER 40 NACIONAL |
Motos: Nacionais. Idade: com 40 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente. |
5 |
E45A-OVER 45 ESPECIAL |
Motos: Especiais. Idade: com 45 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente. |
5 |
E45B-OVER 45 NACIONAL |
Motos: Nacionais. Idade: com 45 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente. |
5 |
E4-NACIONAL 250 |
Motos: Nacionais de 250cc, sendo elas XLX 250, XR 250, XTZ 250, CRF 250F, KR 250. Idade: Livre. |
10 |
E50A-OVER 50 ESPECIAL |
Motos: Especiais. Idade: com 50 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente. |
5 |
E50B-OVER 50 NACIONAL |
Motos: Nacionais. Idade: com 50 anos ou mais completos, até 31/12 do ano corrente. |
5 |
E5-NACIONAL 230 |
Motos: CRF 230 e TTR 230. Idade do Piloto: Livre. |
10 |
E6-NACIONAL LIGHT |
Motos: Nacional até 222cc 4T e 180cc 2T. Idade do Piloto: Livre. |
10 |
-
Os 3 primeiros
colocados no campeonato 2023 da categoria 230 ELITE e primeiro colocado no
campeonato 2023 da categoria 230 LIGTH, não poderão andar na categoria
E5 - NACIONAL 230 no ano de 2024, são eles:
-
Os 20 primeiros da
classificação Geral dos campeonatos citados no item 7-1 em 2023, não poderão andar
nas categorias E4, E5 e E6;
-
Na Categoria E5 -
NACIONAL 230, poderão particiapar motos CRF 230 e TTR 230, para a Copa
Interclubes de Enduro F.I.M. as modificações e/ou adaptações de curso
inferior aos originais não alteram a classificação da moto, apenas quando
for superior :
-
Exemplo 1: CRF 230
com motor modificado internamente e/ou com motor nacional de menor
cilindrada, pode andar na mesma categoria das CRF 230 originais. E5 -
NACIONAL 230;
-
Exemplo 2: CRF 230
com motor nacional de maior cilindrada, não poderá andar na categoria E5 -
NACIONAL 230 e sim em outra categoria equivalente ao motor;
-
Exemplo 3: CRF 230
com motor importado, deverá andar nas categorias das motos importada;
-
Exemplo 4: CRF 250R
com motor de 230, deverá andar nas categorias de motos especiais;
- LOCAL:
- O local onde irá acontecer as provas deverá ser
obrigatoriamente propriedade de uso exclusivamente particular sem
interferência de vias públicas e com infra-estrutura adequada para acomodar
todos os pilotos e demais publico presente;
- Os organizadores deverão providenciar uma ambulância para
atender os pilotos no caso de acidente;
- O Trajeto deverá ser bastante técnico e de baixa
velocidade para evitar acidentes com gravidade, recomendamos velocidade
média máxima de 38 Km/h e tempo mínimo por volta de 12 minutos para os
ponteiros;
- O percurso do trajeto deverá ser de no mínimo 6 km e no
máximo 12 km, uma única especial;
- Após a demarcação do trajeto será expressamente proibida
a circulação (Treino) por piloto que irá participar da etapa, caso isso
ocorrer, o mesmo será desclassificado da etapa;
- Haverá café da manhã livre a partir da 07:00 horas.
- Toda e qualquer ação civil ou criminal, que porventura
vier a ocorrer, envolvendo Pilotos ou terceiros decorrente da execução da
etapa, será de total responsabilidade do Clube Organizador da mesma. A
comissão organizadora da Copa Interclubes fica totalmente isente a tais
ocorrências;
- MOTOS CONSIDERADAS NACIONAIS PARA
PARTICIPAR DA COPA INTERCLUBES
- HONDA: CRF 150F; CRF 230; CRF 250F; XR 200; NX 200; NXR 250
TORNADO; CG 125; BROS; XL 250; XL 125; XLX 250; XLX 350; SAARA; TWISTER;
- YAMAHA: TTR 230;TTR 125; DT 180; DT 200; XTZ; LANDER 250;
- MXF: 270
- KINGER:KR: 250
- Todas as demais não listadas no Item 2, serão
consideradas Importadas;
- LOCUÇÃO
- Deverá ser o mais profissional possível, respeitar com
palavras sem ofender Pilotos, organizadores e nem o público presente;
- Divulgar todos os pilotos com os dados da inscrição,
(Número, Nome, Moto, Categoria e Patrocinadores), não apenas alguns, em pelo
menos em uma das duas primeiras voltas;
- PREMIAÇÃO
- Serão premiados conforme descrito nas categorias;
- Critério para desempate: vence quem tiver: ...a) Maior
soma de pontos de todas as etapas, sem considerar os descartes; b) Mais 1
Lugar; c) Mais 2 Lugar; d) Mais 3 Lugar; e) Mais 4 Lugar e assim
sucessivamente até o décimo, permanecendo o empate, a vantagem será do
Piloto mais velho, permanecendo ainda empatados, o desempate será por
Sorteio.
- O piloto que se beneficiar da prova, por ter treinado
após a definição do trajeto, ou cortar caminho durante a prova, será
desclassificado para a etapa;
- Deverá ser clara e objetiva, sem comentários
desnecessários;
- Recomendamos que o piloto quando for receber seu prêmio
(Troféu) esteja com camisa e sem bebida nas mãos;
- INSCRIÇÕES
- No relatório de
Pilotos Inscritos, serão listados apenas as Inscrições já confirmadas/pagas;
- As Inscrições
serão abertas 15 dias antes da realização da etapa;
- Será permitido apenas uma inscrição por piloto;
- Limite máximo de pilotos por etapa será 200, a
preferência será dos pilotos com Ranking, independente da ordem de inscrição, as inscrições feitas
após a data limite, largarão no final, sem exceções.
- O Piloto inscrito terá direito a participar da Etapa;
- As Inscrições serão feitas pela Internet e se
encerrará às 20:00 hs da última sexta-feira que antecede a etapa;
- A Numeração das Motos serão única, por ordem de largada,
iniciando com o numero 001;
- A cada volta completada, os tempos serão exibidos
automaticamente uma TV ou Monitor específico, alternando entre as categorias
a cada 10 segundos. (A critério dos organizadores).
- Caso seja necessário fazer manutenção de sua moto, ou
reabastecimento, o mesmo deverá ser realizado dentro do parque fechado,
(podendo ser liberado a critério do Diretor de Prova). Em hipótese alguma o
piloto poderá trocar de moto depois de iniciar a prova, podendo apenas
substituir partes do equipamento, menos: Motor; Chassi: Suspensão. O piloto
poderá utilizar peças inclusive de outro participantes. O prazo para
contestação de irregularidades cometidas com base neste regulamento deverá
ser apresentada ao diretor de prova em até no máximo 30 minutos
apos o termino da competição. A identidade do denunciante será mantida em
segrego absoluto, caso confirmada a irregularidade reclamada, a punição será
aplicada a partir do momento da decisão decretada pelo diretor de prova ou
comissão organizadora e terá seu efeito imediato, portanto, não
retroativo.
- O piloto punido será desclassificado da Prova/Etapa, em
ambas as classificações, Categorias e Geral. (OBS: não poderá usar essa
etapa nem para descarte, Somente servirá para formação do Ranking de
Largada);
- Todo piloto terá que assinar obrigatoriamente Termo
de Responsabilidade e compromisso antes do início da competição;
- LARGADA (ORDEM DE LARGADA)
- Horário de Largada: 08:30 hs;
- Intervalo: com até 120 pilotos inscritos o intervalo
será de 20 segundos entre pilotos ( três por
minuto), e com mais de 120 pilotos inscritos o intervalo será será
de 15 segundos entre pilotos, ou seja 4 por minuto;
- A 1ª Volta será de Reconhecimento, será por seqüência de
numero,
- Na primeira etapa do campeonato a Ordem de largada será
com base no Ranking do ano anterior, por ordem de prioridade descrito no
Item 7 -(RANKING
considerado para formação da Ordem de Largada (Classificação Geral),
obtido pela pontuação do campeonato em todas as etapas; a partir da 2º etapa
o ranking se reinicia na etapa anterior. Na 1ª Etapa todos os pilotos sem
histórico serão alocados na ordem de largada com base na data de pagamento
da inscrição, após os rankiados;
- A partir da 2ª Etapa:
- Pilotos Sediadores sem histórico, serão alocados entre os
outros com base no ranking anterior;
- Pilotos com descarte e sem histórico, serão alocados
entre os outros com base no ranking anterior;
- Pilotos sem histórico, que não se enquadrarem nos itens,
acima, largarão no final, após os pilotos com ranking, por ordem de data de
pagamento da Inscrição.
- 1ª Volta de Reconhecimento.
- O Piloto que não
fizer a volta de reconhecimento, ou largar fora do seu horário
preestabelecido levará uma penalidade de 00:02:00 (Dois minutos) que será
acrescido ao seu tempo toral;
- 2ª Volta - Inicio da Prova pela ordem de largada pré
definida;
- Até 140 pilotos inscritos serão realizadas 1 + 5 voltas,
acima de 140 pilotos inscritos serão 1 + 4 voltas, podendo ser menos voltas
dependendo das condições do trajeto. (esta decisão fica a critério dos
organizadores da Etapa).
- A Ordem de largada será gerada
até as 22:00 hs da última sexta-feira que antecede a prova, com base nos Ranking
Item 7-1, apenas com os pilotos
confirmados (Pago) antecipadamente, os demais serão ordenados por ordem de
pagamento da inscrição.
- É de inteira responsabilidade do Piloto certificar-se
após a passagem na fotocélula da chegada, se a equipe de cronometragem
captou sua passagem, para facilitar a marcação o Piloto deverá gritar o seu
número na chegada. O piloto que passar na linha de chegada, com o número
encoberto de barro ou lama, impossibilitando a visibilidade e não parar e
conferir com a equipe de marcação, poderá ter sua volta anulada.
- O Diretor de prova tem autonomia para postergar a Largada
de qualquer volta, caso não tiver certeza de que o trajeto esteja liberado e
seguro para os pilotos.
- RANKING
considerado para formação da Ordem de Largada (Classificação Geral) , por
ordem de prioridade
Para o Piloto
obter esse benefício, deverá, com antecedência mínima de 24 horas enviar
para o responsável pela cronometragem o Relatório da Classificação Geral
do campeonato ao qual se enquadra em arquivo oficial completo e no formato
PDF, não será aceito Fotos ou Print, ou outra forma de comprovação, também
não terá validade a classificação por categoria.
- Campeonatos
Mundiais de Enduro F.I.M.; Campeonato Brasileiro de Enduro F.I.M.;
Campeonato Catarinense de Enduro F.I.M.; Copa Interclubes de Enduro
F.I.M.; Copa Alto Vale de Enduro F.I.M.;
§ Na Ordem de Largada
será considerado sempre o melhor ranking do Piloto, na prioridade do Item
7,1;
§ Quando dois ou mais
pilotos forem possuidor do mesmo ranking em cada Campeonato, a preferência
sempre será conforme a prioridade do item 7-1 acima;
§ Parágrafo único: pilotos de renome no ranking Estadual, Nacional e
Mundial, por questão de segurança deverão largar com base no Ranking geral
do campeonato a qual o mesmo tenha participado;
§ pilotos sem histórico e com ranking nas Copas: Brasileiro, Catarinense,
Interclubes, e Alto Vale, deverão largar com base no ranking da
sua ultima copa.
§ Quando 2 Pilotos forem utilizar a mesma moto, serão alocados fora do
ranking, afim de disponibilizar tempo suficiente para os dois fazerem a
volta.
§ Quando pai ou responsável por piloto menor de idade, também será alocado
fora do ranking afim de poder supervisionar o piloto menor.
§ Serão deixados disponíveis 3 números, entre o numeral 10 e o 40, que
poderão serem utilizados único e exclusivamente para pilotos do Campeonato
Brasileiro de Enduro F.I.M. e do Campeonato Catarinense de Enduro F.I.M.
caso resolverem a participar da etapa após a emissão da Ordem de Largada
Oficial da Prova.
- SEDIADORES DAS ETAPAS:
- A primeira etapa do campeonato, deverá ser alternada,
para que todos os sediadores possam se assim desejarem efetuarem a abertura
do campeonato a cada ano;
- É vedada a participação de pilotos que fazem parte do
Clube Organizador andar na Etapa, portanto todos, se assim desejarem,
receberão os pontos desta etapa como Piloto Organizador, ou seja, a maior
pontuação auferida de todas as outras etapas que participar;
- Os Pilotos organizadores
das 3 primeiras etapas deverão
fazer seus respectivos cadastro como Organizador no link específico no Site
Oficial antes da realização da sua etapa e os demais antes da terceira etapa
do campeonato do ano em questão.
- Pilotos que farão parte da equipe para pontuar pelo seu
Clube, deverá obrigatoriamente fazer parte do respectivo clube e efetuar seu
cadastro no link específico no Site Oficial antes da realização da terceira
etapa do campeonato do ano em questão.
- CANCELAMENTO DE VOLTAS:
- No caso da necessidade de cancelamento de alguma volta,
isso será decisão da organização e levado ao conhecimento dos pilotos 1
voltas antes da volta a ser cancelada;
- Poderá também ser cancelado alguma volta já executada,
por motivos técnicos ou de força maior a critério do Diretor de Prova.
- Não será requisito para cancelamento de alguma volta caso
haja obstrução de trafego por outros pilotos no percurso cronometrado
durante a prova.
- Voltas poderão serem canceladas quando pelo menos 50% +1
dos pilotos não conseguirem percorrer o trajeto devido à más condições do
percurso.
- Quando ocorrer desvio de rota provocado por rompimento de
sinalização e que o fato induza algum piloto a cometer erro de percurso
involuntariamente, o diretor de prova poderá solicitar o cancelamento da
volta em que o fato ocorreu.
- PENALIDADES:
O
Diretor de Prova a seu critério, poderá desclassificar o piloto que cometer
qualquer infração, ou seja, descumprir o regulamento, este poderá ser
desclassificado da prova ou até do campeonato, Exceto quando o piloto
for induzido ao erro por terceiros ou pela equipe organizadora, neste caso a
infração será analisada pela direção de prova;
São Motivos para desclassificação:
- Pilotar fora do caminho definido ou em sentido
contrário.
- Cortar caminho (com comprovação).
- Em caso de reincidência em cortar caminho será banido da
copa por um ano.
- Não observar as leis de trânsito.
- Não passar num controle de percurso.
- Treinar no circuito;
- Praticar testes sobre o percurso dos testes especiais.
- A nacionalidade e ou cilindrada da moto ser diferente da
indicada no regulamento da respectiva categoria.
- Não ter preenchido e assinado a ficha de inscrição
- Todo piloto será obrigado a fazer todas as voltas
definidas para a Etapa, independente de serem canceladas ou não, o piloto
que não completar uma volta cancelada, levará uma penalidade de forfet, que
será acrescentado ao seu tempo total;
- Em hipótese alguma será remanejado horário de largada por
motivo de atraso do piloto, ou qualquer outro.
- O piloto que não largar em seu horário predeterminado, o
sistema atribuirá a ele o horário limite de largada daquela volta, ou seja,
no final dos 20 ou 15 segundos.
- o Piloto que não fizer a volta de reconhecimento, ou
largar atrasado, levará uma penalidade de 2 minutos, que será acrescentada
no seu tempo total.
- O Júri da Copa: O
Júri da Copa em primeira instância será formado por 2 representantes legais
da equipe organizadora e pelos diretores da Copa Interclubes de Enduro
F.I.M. terá total poder para a qualquer momento corrigir erros referentes a
prova e total poder para decidir sobre assuntos que fogem do regulamento. E
a segunda instância será formada por um organizador de cada etapa;
- SEGURANÇA:
- Para a prática do Motociclismo OFF ROAD na modalidade de
Enduro FIM, todo piloto que participar da Prova/Etapa, é obrigatório
utilização de equipamentos de segurança específico, tais como: Botas OFF ROAD,
Capacete, Colete, Joelheiras, Cotoveleiras, Luvas, Etc. Sendo que Botas e
Capacete é de uso obrigatório;
- FILIAÇÃO
NA COPA INTERCLUBES:
- A partir de
01/01/2024, todo piloto que tiver interesse em participar do campeonato,
deverá fazer obrigatoriamente sua Filiação à Copa Interclubes de Enduro F.I.M.
Clique Aqui para Filiar-se, (É necessário possuir cadastro no site);
- Excepcionalmente e
apenas neste ano de 2024, a filiação poderá ocorrer até 48 horas antes da
realização da 3ª
Etapa, neste caso o piloto somará a pontuação das etapas anteriores as quais
tenha participado.
-
Até a
2ª
Etapa os relatórios de Classificação Geral e Por Categorias serão gerados com
todos o Pilotos, Filiados e não Filiados, a partir da
3ª,
somente com os Pilotos já Filiados;
- O Piloto que
efetuar sua Filiação após a 3ª
Etapa, não receberá os pontos conquistados nas etapas anteriores à sua
Filiação, nem mesmo poderá usá-las para descartes;
- CLASSIFICAÇÃO GERAL DA COMPETIÇÃO:
Para pontuação na classificação Geral e por categorias no
Campeonato, o piloto deverá ser "Filiado" junto a Copa Interclubes;
O campeonato será realizado em varias etapas (pelo menos 6
quando possível), a serem definidas, datas e locais;
Será obrigatório o descarte de 1 ou 2 (uma ou duas) etapas que marcar menos
pontos,(Os 2 piores resultados do campeonato), isso vale apenas para a
classificação por categorias, já na classificação Geral não haverá descarte;
- Caso o campeonato for concluído com menos de 7 etapas,
terá apenas 1 (um) descarte na pontuação. (sempre o(s) pior(es)
resultado(s) entre todas a etapas).
Na última Etapa serão premiados com Troféus também os primeiros de cada categoria do ano (Geral
e Categorias do Campeonato);
Os pilotos que sediarem as etapas, terão sua pontuação igual à melhor etapa
realizada no campeonato;
Pilotos que não tiver seu tempo cronometrado por problemas
técnicos, poderão optar por;
- receber pontuação dessa etapa equivalente à sua
melhor colocação das outras etapas no campeonato;
É obrigação de todo piloto prestar socorro em caso de
acidente grave: neste caso desde que comprovada a ação, o piloto receberá
naquela volta o tempo médio apurado nas demais voltas;
O Piloto que não participar de uma determinada etapa, poderá solicitar o
descarte antes da etapa, pagando o valor da taxa de descarte;
A Inscrição será
única e exclusivamente válida apenas para a
categoria a qual o piloto irá
participar, caso o mesmo piloto esteja participando em outras categorias
dentro do campeonato e desejar optar pelo descarte, a mesma deverá ser feita
como descarte;
-
Na classificação por categoria pontua os
primeiros 20 colocados, com a seguinte pontuação: 1º 25 Pontos; 2º 22
Pontos; 3º 20 Pontos; 4º 18 Pontos; 5º 16 Pontos; 6º 15 Pontos; 7º 14
Pontos; 8º 13 Pontos; 9º 12 Pontos; 10º 11 Pontos; 11º 10 Pontos; 12º 9
Pontos; 13º 8 Pontos; 14º 7 Pontos; 15º 6 Pontos; 16 º 5 Pontos; 17º 4
Pontos; 18º 3 Pontos, 19º 2 e 20º 1 Ponto;
-
-
Na Classificação Geral pontua todos os
200 Pilotos, com a seguinte pontuação,.
-
Parágrafo Único - Os casos omissos neste regulamento, serão
analisados e decididos pela comissão organizadora.
OBS: Evento sem fins lucrativos.
|